sexta-feira, 5 de março de 2010

Radamés Gnatalli




Olá, quanto tempo né?

Posto aqui um disco de Radamés Gnatalli, de uma caixa com 3 vinis editados pela globo.
Os outros dois são da 'Cristina Ortiz' e 'a história do brasil através do samba-enredo/o negro na cultura brasileira', em breve postarei aqui tb.

Radamés nasceu em 27/01/1906 em PoA. Estudou no Ginásio Anchieta. Na Escola de Belas-Artes, estudou piano com o professor Fontainha, tendo terminado o curso em 1924, com medalha de ouro. Estudou harmonia no Rio de Janeiro com o professor Agnelo França. Como não possuía recursos materiais para seguir a carreira de concertista, teve que trabalhar em orquestras populares para sobreviver. Fez duas viagens à Europa, uma com um sexteto de música popular, onde tocou em quase todos os países, e a outra, com Iberê Gomes Grosso (violoncelista), tocando música de câmara brasileira, em quase toda a Europa, inclusive em Israel. Esteve oito meses em Buenos Aires, dirigindo a Hora do Brasil, na Rádio Municipal.

Lado A: Maria Jesus dos Anjos - Cantata para orquestra, coro, narrador. Sobre texto de Alberto Simões da Silva (Bororó)

Lado B: 1- Bate-Papo - Choro com Radamés e Quinteto.
2- Sonatina Coreográfica
3- Caminho da Saudade

domingo, 3 de janeiro de 2010

Mestre Caiçara




'Numa época em que o Pelourinho não tinha o glamour de hoje, Mestre Caiçara ditava as regras num território de prostitutas e cafetões; de traficantes e malandros. Todos tinham que pedir a sua benção. Gravou um dos principais discos da Capoeira Angola onde exemplifica os diversos toques de berimbau, além de cantar ladainhas e sambas de roda. Faleceu em agosto de 1997.' (http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm)

Achei esse LP da "Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara" em Florianópolis, na loja Roots Records. Colecionadores que visitarem Floripa procurem essa loja no centro!

Ta aí. Ouçam e escutem.
Feliz 2010, muito axé e saúde!

Baixar o disco